domingo, 29 de outubro de 2017

Um hobbie chamado Geocaching

Geocaching

Geocaching é um passatempo realizado ao ar livre, conhecido como o “caça ao tesouro” no mundo real através de coordenadas GPS. Seguindo o GPS, os praticantes (chamados geocachers) vão até ao local indicado com o intuito de encontrar uma pequena caixa (geocache ou cache). Este é um hobbie gratuito onde basta ter internet e um GPS ou telemóvel com GPS.


 


As caches são colocadas pelos geocachers, por norma, em locais de interesse, seja ele histórico, cultural ou paisagístico. Por exemplo um castelo, um local onde se realiza uma festividade, uma paisagem digna de se apreciar e fotografar, qualquer coisa que um geocacher considere digno de visitar. As caches podem ter diferentes formas e tamanhos. Estas podem ser uma caixa de rolo fotográfico, um típico tupperware, ou algo mais elaborado (como um tronco oco, uma peça de fruta artificial) ou qualquer outra coisa que se enquadre no esconderijo.

geocaching foi e é para mim visto como um mecanismo de turismo. Muitas vezes pensamos que conhecemos uma aldeia ou cidade mas acabamos sempre por descobrir um recanto a que não fomos e que por vezes é o mais belo dos arredores. 


Mais uma vez, com o intuito de dar a conhecer alguns lugares da nossa aldeia, utilizei o geocaching para georeferenciar locais, a meu ver, de interesse e onde muitos dos habitantes locais nunca foram ou desconhecem algum facto relacionado com o lugar, por exemplo as tapadas, a conheira (ainda não abordada no nosso blog), e o trilho "No Rasto dos Templários". Sendo que já existem caches da autoria de vários amigos no nosso território como é o caso do trilho d' "Água Férrea".


Algumas das caixinhas escondidas na nossa aldeia:










Apesar de ainda os resultados estarem aquém das ambiciosas expectativas, quase todos os meses tem havido quem se aventure à procura de mais um "tupperware" nas nossas aldeias. E em maio deste ano organizamos uma caminhada com geocachers de diversos pontos do país para percorrer estes bonitos locais.

Fotos da geocaminhada:



Foto de Rui Marques.


Nota: Sempre que vir algo idêntico ao descrito não estrague nem a retire, tente falar com o quem lá a colocou, todas as caches são colocadas com as melhores intenções e algumas dão muito trabalho e despesa para serem construídas.

Sem comentários:

Enviar um comentário